domingo, 12 de dezembro de 2010

Mais um vídeo da nossa apresentação no final de ano de 2010.

Notícia - Ilustrado

Essa foi uma notícia feita especialmente para o projeto Área de Forró.
Agradecemos imensamente ao Jornal Ilustrado pela reportagem.






Link para Matéria

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Notícia Especial - Tribuna

Olá Pessoal,

Segue uma notícia vinculada no Jornal sobre o programa Faça Arte no IF, onde nosso projeto de forró está vinculado. Agradecemos imensamente ao Jornal Tribuna pela reportagem.






Link para Matéria

Apresentação do Programa Faça Arte lotou Centro Cultural Schubert


IFPR – Interessados podem fazer aulas de Flamenco e Forró gratuitamente


Na noite do último sábado (04) aconteceu a primeira apresentação dos integrantes do Programa Faça Arte no IFPR (Instituto Federal do Paraná). O evento foi realizado no Centro Cultural Schubert, que ficou lotado. A platéia pode assistir a um belo espetáculo com apresentações de Flamenco, Forró Pé-de-Serra, ballet clássico, teclado, violão, viola, teatro e coral.

O Programa Faça Arte é coordenado pelos professores do IFPR Máriam Trierveiler Pereira e Marcelo Trierveiler Pereira, e é um projeto de extensão do Instituto.

No Campus Umuarama são oferecidas aulas de Forró Pé-de-Serra e Flamenco gratuitos a toda comunidade. Máriam avalia que a apresentação do último sábado foi muito boa. “Todos os integrantes dos grupos de dança ficaram bastante contentes e muitos familiares e amigos compareceram para assistir”, diz a professora.

O projeto Arte Flamenca fez duas apresentações. A primeira chama-se Agustito, é do estilo Rumba Flamenca e contou com a participação de todas as alunas. A segunda coreografia chama-se Tarantos, é um solo dirigido e foi apresentado pela professora Máriam Trier. “Muitas pessoas só conheciam o Flamenco através da televisão e ficaram bastante surpresos com a dança ao vivo”, afirma Máriam.

O Projeto Área de Forró, também realizou duas apresentações. A primeira, Forrobodó, é do estilo Xote Universitário e foi apresentada pelos alunos, e a segunda com o nome Dança Eu/Você, no estilo Baião Pé-de-Serra, dançada pelos professores Marcelo T. Pereira e Sabrina Kruger. As demais apresentações são de alunos da Fundação Cultural de Umuarama, além do Coral Municipal.

SUPERAÇÃO

Máriam afirma que os alunos de Flamenco e de Forró se superaram no espetáculo. “As alunas do Flamenco tiveram apenas dois meses de ensaio para apresentar uma coreografia de 5 minutos. Isso é pouco tempo para uma dança que é um pouco complexa e mesmo assim todas se apresentaram muito bem”, diz a professora.

Ela ainda explica que já trabalhou em outras quatro cidades com este projeto de extensão. “Já ministrei aulas de Flamenco através do IFPR em Maringá, Francisco Beltrão, Presidente Prudente e agora em Umuarama.

Sempre tivemos mais tempo de ensaio, mas mesmo com a redução, aqui temos um grupo esforçado. Elas ensaiavam em casa e em horário extra, fora da aula. Além disso, providenciaram todos o material necessário, como sapato e roupa adequados.

Por isso acredito que esta será uma apresentação inesquecível”, afirmou Máriam.

No dia 18 de dezembro os grupos já têm uma nova aparição em público marcada. Será nas comemorações natalinas da cidade, que acontecem na Praça Santos Dumont.

AULAS

A professora Máriam lembra que atualmente o Flamenco conta com 15 alunas com idades que variam dos 17 aos 55 anos. As aulas são gratuitas e acontecem sempre as terças e quintas no Centro Cultural Schubert, com duas turmas: uma das 16 às 17 horas e outra das 19 às 20 horas. São aceitos homens ou mulheres que se interessem pela dança Flamenca.

Já as aulas de forró, são nas terças e quintas, das 17 às 18 horas, para adultos; e aos sábados, das 14 às 16 horas, para jovens. Mais informações na Fundação Cultural, através do telefone 3621-4112.

Publicado em - http://portalumuarama.com.br
Fonte: Jornal A Tribuna do Povo

sábado, 4 de dezembro de 2010

Apresentação de final de ano 2010 no centro cultural Schubert.
Veja as fotos no nosso álbum aqui:
Área de Forró